Tom Zé


Semanas atrás ouvi no programa Olhar Brasileiro, na USP FM, um programa sobre o Tom Zé. Gosto muito dele, homem simples, prático, inteligente e perspicaz. Escreve muito sobre a cidade de Sum Páulo, suas curiosidades (rivalidade do Edificio Itália e o Hilton Hotel, as meninas Augusta, Consolação e Angélica, entre outras), suas ruas, seu povo . Quem é daqui vai se identificar muito com várias passagens nas músicas dele, quem não é vai conhecer um pouco mais daqui.

Tom Zé nasceu aos 11 dias do mês de outubro de 1936, em Irará, na Bahia. Da Bahia veio para São Paulo. Integrante do Movimento Tropicalista, juntamente com Caetano Veloso, Gilberto Gil e outros, tornou-se conhecido no Brasil inteiro. Contudo, entre 1973 e 1990, todo o talento e toda genialidade de Tom Zé ficaram esquecidos pela mídia brasileira. A grande reviravolta na vida do artista se deu quando, em 1990, foi convidado pelo líder do GrupoTalking Heads, o roqueiro David Byrne.

O programa teve duas edições, e cada edição tem três blocos. Os arquivos abaixo abrem em Windows Media Player, mas lá no site tem versões pra RealPlayer também. Aliás, ouça os outros programas do Olhar Brasileiro são muito bons.


Tom Zé na USP FM, programa de 15 de janeiro de 2012. - Parte Um

Tom Zé na USP FM, programa de 15 de janeiro de 2012. - Parte Dois

Tom Zé na USP FM, programa de 15 de janeiro de 2012. - Parte Três

Tom Zé na USP FM, programa de 22 de janeiro de 2012. - Parte Um

Tom Zé na USP FM, programa de 22 de janeiro de 2012. - Parte Dois

Tom Zé na USP FM, programa de 22 de janeiro de 2012. - Parte Três

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Jardim Amuralhado da Verdade

Jalaluddin Rum